domingo, 24 de fevereiro de 2008

O corpo em números

Observar o corpo humano sob o aspecto numérico também é uma maneira de conhecê-lo melhor. Respeitando a individualidade de cada ser e considerando os valores médios , podemos destacar alguns números do corpo humano.

Veias e artérias

São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhados, eles dariam 2,5 voltas em torno da terra. As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sangüíneas – moléculas responsáveis pela coagulação – vivem apenas dez dias.

Cérebro e neurônios

O cérebro do homem pesa cerca de 1,4 quilo e o da mulher 1,25 quilo e abriga 25 bilhões de neurônios. Eles ficam fixos na camada superficial, chamada córtex, que tem apenas 1,3 a 1,4 milímetro de espessura. As suas “pernas” (axônios), que transmitem os sinais elétricos, podem ter até 1 metro. A velocidade do impulso nervoso varia conforme a espessura das fibras nervosas e sua função: as sensações de pressão e tato passam por fibras de 8 micrometros (1 metro dividido por 1 milhão), a uma velocidade de 50 metros por segundo. Já a dor e a temperatura viajam por fibras de apenas 3 micrometros, a 15 metros por segundo.

Fonte: Matemática Volume único, Benigno Barreto Filho, Cláudio Xavier Barreto. São Paulo: FTD, 2000.

Nenhum comentário: