domingo, 27 de janeiro de 2008

Funções e Equações

Função em Matemática significa “qualquer correspondência entre dois ou mais conjuntos”, enquanto “equação é qualquer igualdade entre seres matemáticos que só é satisfeita para alguns valores dos respectivos domínios” (Dicionário Aurélio Eletrônico). Em outras palavras, função é uma relação matemática entre duas variáveis; a cada valor atribuído, ou assumido, por uma delas, corresponde um (ou mais) valores assumidos pela outra. A expressão x = 2 + 5t é uma função, pois, a cada valor de t, corresponde a um valor de x. Outro exemplo é v² = x, função em que, a cada valor positivo de x, correspondem dois valores de v. Em ambas as expressões, existem infinitos conjuntos de valores de t e x em x = 2 + 5t, e de x e v em v² = x, que satisfazem a igualdade. Isso é o que distingue função de equação. A equação é uma igualdade que só pode ser satisfeita por um número limitado de valores. Assim, a expressão x + 2 = 7 é uma equação, pois a igualdade só pode ser satisfeita para x = 5.
Quando se atribui um determinado valor a uma das variáveis de uma função, ela se torna uma equação. Atribuindo-se a t o valor 4, por exemplo, na função x = 2 + 5t, ela se torna a equação x = 22. Na função v² = x, quando x assume o valor 9, obtém-se a equação v² = 9, só satisfeita pelos valores v = +3 ou v = -3.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Matemática na linguagem do dia-dia

Alguns jornais brasileiros publicam a coluna semanal de Pasquale Cipro Neto, conhecido professor e autor da área de Língua portuguesa. Um de seus artigos do ano 2000 tratou daquilo que ele apelidou de “portumática”, isto é, da expressão de idéias matemáticas na língua usada em nosso dia-dia. Foram comentados alguns casos saborosos, nos quais a maneira de falar ou escrever agride a lógica e a Matemática. Vejamos alguns exemplos:

(...) O repórter faz uma matéria sobre preços. Vai a uma loja e constata que lá a mercadoria custa R$ 90,00. Em outra loja, custa R$ 30,00. Incontinenti dispara: “Na segunda loja, o produto custa três vezes menos”.

Pois bem. Se custasse uma vez menos, já custaria zero, é claro. Portanto, se aqui custa x e lá custa três vezes menos, o cidadão não põe a mão no bolso e, ainda por cima, sai da loja com o produto e com dinheiro suficiente para comprar mais dois.
Percebeu o que ocorre? Na loja que vende por menos, o produto custa um terço do que custa na outra, e não três vezes menos. Afinal, 30 é 1/3 de 90, e não três vezes menos. Naquela em que custa R$ 90,00, custa o triplo, e não três vezes mais. Se custa três vezes mais, seu preço é R$ 120,00 (30 + três vezes 30). É por isso que só se pode rir quando se ouve que algo diminuiu 150% ou que em outro lugar tal coisa custa x vezes menos.

Um outro comentário refere-se a uma questão de exame vestibular que se tornou famosa. Perguntava-se quanto é o quadrado de 10%. Vejamos:

Antes de ser de Matemática – ou Física, Química, Biologia -, qualquer questão é de texto. Os apressadinhos ou distraídos vão logo dizendo que a resposta é 100%. Afinal, o quadrado de um número é ele multiplicado por ele. Esquecem-se de um detalhe lingüístico-matemático: 10% é diferente de 10. A preposição “por” da expressão “por cento” estabelece a idéia de relação, ou seja, 10% significa 10 em relação a 100, que, como se sabe, equivale a 1/10 (um décimo). Então o quadrado de 10% é o quadrado de 1/10 (um décimo). Faça a conta, o resultado? 1/100 (um centésimo) 1 em relação a 100, ou seja 1%.

Muito bem! A capacidade “de raciocínio lógico ou de algo equivalente” deve ser valorizada por que é necessária por toda nossa vida. Essa capacidade é desenvolvida não só pelo aprendizado da Matemática, mas também pela leitura, analise e produção de textos. E um bom exemplo de analise de texto é o próprio texto do artigo aqui apresentado.
E você, internauta? Sua capacidade de raciocínio lógico foi estimulada por esse texto? Que tal fazer um teste? Basta responder três questões. Mas cuidado! São três questões “espertas”!

  1. Um produto sofreu um aumento equivalente a 3 vezes seu preço antigo. Agora custa R$ 20,00. Quanto custava antes?
  2. De quanto por cento foi o aumento referido na questão 1?
  3. E leve ao quadrado esse aumento e expresse o resultado na forma de porcentagem.

Em breve veremos como se saiu no teste.

Fonte: Matemática para todos, 2. ed. Luiz Márcio Imenes & Marcelo Cestari Lellis. São Paulo: Scipione, 2006.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Os filósofos gregos

Aristóteles (384-322 a.C) foi o mais importante dos filósofos gregos. Até o século XVII quase todo o conhecimento científico se baseava na sua obra.
Os gregos foram os primeiros pensadores - pessoas que se dedicavam à busca da verdade - que se definiram como filósofos, amantes da sabedoria, em grego. Os primeiros filósofos gregos surgiram no século VII a.C. Foram também os primeiros cientistas, aqueles que procuravam entender a natureza sem recorrer ao sobrenatural, às divindades ou à magia.

Fonte: Física, Mecânica - Alberto Gaspar - Editora Ática